E o #meuamigosecreto é… todo mundo!

#meuamigosecreto_Respeita as MinaVamos falar sobre a hashtag que invadiu as redes sociais desde o início da semana? Muita gente não entendeu o que é, e o porquê do amigo ser secreto. Pois bem, a hashtag  #meuamigosecreto é uma nova campanha feminista onde as pessoas compartilham casos de machismo, que podem ser desde os mais simples do cotidiano, aqueles arraigados na nossa cultura, até casos de assédio ou abuso. Alguns exemplos:

#meuamigosecreto

Por que o amigo é secreto? Vi pessoas dizendo que, se o amigo continuar secreto, a campanha não vai adiantar nada, que seria mais eficiente se os amigos fossem identificados. E uma amiga compartilhou um texto que elucidou muito bem o que eu estava tentando explicar sobre isso. O texto dizia que “quando a gente nomeia o que é, a gente também nomeia o que não é e, se eu disser quem é meu amigo secreto, eu vou dizer que não é você, né? E aí você vai pensar: ‘Ufa! Não sou eu.’ Mas ele é você. E é todo mundo. (*)”. Era exatamente o que estava tentando explicar. São exemplos de comportamentos machistas com os quais convivemos diariamente, comportamentos reproduzidos pelos nossos pais, familiares, amigos, e até por nós mesmos. Por isso o #meuamigosecreto não pode ser nomeado, por isso o #meuamigosecreto representa todos nós. Leia os depoimentos e reflita.

#meuamigosecreto_Respeitas as MigaPode ser #minhaamigasecreta também. Sim, muitas mulheres também têm comportamento machista. A saia é muito curta só naquela mina que você não vai com a cara. A trouxa da ex do seu atual que não soube prendê-lo, era uma ridícula. Você e suas amigas podem ficar com quantos carinhas quiserem, mas aquela que você não gosta é uma vaca, já deu pra todo mundo, e é super barraqueira, parece que está sempre na TPM. Aquela bonitona do seu trabalho não faz nada de excepcional, deve ter dado pra alguém pra estar naquele cargo. Você já falou algo do tipo?

#meuamigosecreto_Seu machismo é brochanteAchei muito boa a campanha e, quando li os primeiros depoimentos, fiquei impressionada pensando em como tinha conseguido identificar várias pessoas com as quais convivo ou já convivi que se encaixam perfeitamente naquela descrição. A hashtag #meuamigosecreto está mostrando as várias formas de manifestação da violência contra a mulher. A violência de ganhar menos que os homens, a violência de não poder andar na rua à noite, a violência de ser inferiorizada até nas mínimas coisas, violência de ser julgada e atacada por usar uma roupa ou por querer ter prazer e fazer sexo, a violência de não poder envelhecer, a violência de ser menosprezada física e psicologicamente, etc. Temos que nos conscientizar das várias manifestações dessa violência para mudar esses padrões de comportamento.

#meuamigosecreto_Sim, a mulher pode!Por isso, dê o seu depoimento, leia os depoimentos, reflita. Por isso, o amigo, mesmo que você fale pensando em uma pessoa, não é um, são vários, são todos, são todas. Somos todos nós. E todos nós temos que mudar.

#meuamigosecreto é a favor da igualdade de gêneros, mas diz pro filho que rosa e lilás são cores de menina, que quando ele chora parece ‘mulherzinha’, e que ele tem que chutar a bola ‘igual macho’.

#meuamigosecreto se acha moderninho, diz que respeita as mina e quer usar a #meuamigosecreto, mas uma vez quando estávamos sozinhos conversando ele tentou me beijar e eu disse que não queria, aí ele disse que sabia que eu queria sim e tentou me beijar à força.

(*) Parte do texto de Michelle Prazeres, publicado em sua página no Facebook.

Comments

comments